Um advogado em Brasília - Artigo, 2021

Na área do direito - única área em que sou formado, apesar de me atrever a fazer várias coisas - minha matéria preferida é o Direito Constitucional.

E um dos autores que mais gostei de ler é justamente Ives Gandra da Silva Martins, grande constitucionalista, que também é um apaixonado pelo mundo das letras, e possui quantidade imensa de poemas publicados, mas apenas um texto em prosa, o romance (ou novela) Um Advogado em Brasília.

Em referência a esse livro, que conta a experiência de um advogado tributarista enfrentando perseguições na nova capital, enquanto vai ao Supremo Tribunal Federal defender uma causa, escrevi um breve ensaio, que depois adaptei como capítulo para o livro Constitucionalismo Democrático e Justiça Constitucional, uma obra coletiva com alunos e ex-alunos da Faculdade de Direito do Recife, a maioria no PPGD.

O capítulo de minha autoria chama-se O exercício da jurisdição constitucional na novela 'Um Advogado em Brasília': um estudo de Direito e Literatura, e nele eu explico como a ficção de Ives Gandra serve como instrumento para conhecer a realidade do direito (inclusive sob o ponto de vista histórico) o que também pode levar à reflexão sobre essa realidade.

O livro foi editado e publicado pela Brazil Publishing, e está disponível para venda no site da editora: https://aeditora.com.br/produto/constitucionalismo-democratico-e-justica-constitucional/ 



Comentários